Assuntos básicos sobre a Nação Omolokô
“Omoloko é Umbanda ou Candomblé? - Omoloko é ambas. Umbanda porque aceita em seus rituais o culto ao Caboclo e ao Preto-Velho. Candomblé porque cultua os Orixás africanos com suas cantigas em Yoruba ou Angola, esse ritual foi fortemente influenciado pelas duas culturas. O ritual Omoloko não poderia ser encaixado no grupo dos Candomblés tradicionais, aqueles que cultuam somente orixás africanos, pelo motivo de que no Omoloko são cultuados os Caboclos e Pretos-Velhos. Porém pode ser encaixado nos candomblés não-tradicionais, isto é, aqueles que cultuam orixás africanos e Caboclos e Pretos-Velhos.
A Nação Omoloko poderia ser encaixada no grupo chamado Umbanda, uma vez que cultua-se Caboclos e Pretos-Velhos, entidades da Umbanda e há uma forte sincretização católica. Ele encaixa-se também como Umbanda quando refere-se a um grande grupo a Religião de Umbanda. Então nesse momento o povo de Omoloko se auto Umbandista, cujo culto é voltado aos Caboclos e Pretos-Velhos e que sigam a doutrina de amor e fé .
A HIERARQUIA SACERDOTAL
NO CULTO OMOLOKO
A hierarquia sacerdotal da Nação Omoloko segue a mesma estrutura da Nação Yorubá:
* Babalorixá ou Yálorixá: sacerdote ou sacerdotisa, mais conhecidos como pai de santo ou mãe de santo, é a autoridade máxima no culto ao orixá;
* Yákekerê e Babákekerê: filho de santo com obrigação de “Sete Linhas”.
* Dagã: a pessoa que tem mais tempo de iniciação dentro do terreiro;
* Ogã Nilú e Ogã Calofé: tocador de atabaque. Pessoa que dá início à maioria dos cânticos aos orixás nas giras (atualmente esses dois cargos tem sido ocupado por uma mesma pessoa);
* Axogun: pessoa que, nas obrigações, sacrifica os animais;
* Yábassé ou Yábá: cozinheira das comidas sagradas dos orixás;
* Combono: pessoa que nas giras atende aos Orixás;
* Exi-de-Orixá: filho de santo em geral;
DEFINIÇÃO DE ORIXÁ
Ori = Coroa; Xá = Luz.
A palavra Orixá quer dizer “Coroa Iluminada”; “Espírito de Luz”. O princípio mais evoluído existente em nosso sistema, manifestado através das forças da natureza.a
Umbanda não se fundamenta em lendas e sim em observação do funcionamento das forças da fé da natureza como: "pontos riscados" de entidades, porque consideramos o ponto riscado parte da liturgia da Umbanda.
Umbanda não se fundamenta em lendas e sim em observação do funcionamento das forças da fé da natureza como: "pontos riscados" de entidades, porque consideramos o ponto riscado parte da liturgia da Umbanda.
7 Linhas da Umbanda- As linhas representão os grupamentos dos Orixás e seus falangeiros que atuam dentro da Umbanda.
Dentro do trabalho da "Umbanda de pretos-velhos", as linhas assim estão dispostas:
Linha | Orixás componentes à linha | Falangeiros ou falange subordinada |
Linha de Oxalá | Todos os Orixás | Guias na falange de Oxalá, guias mais comuns: Pretos-Velhos, Caboclos e Crianças. |
Linha de Iemanjá ou Yemanjá | Oxum, Nanã, Obá e Oxumaré | Marinheiros, Sereias, Caboclos de Iemanjá, Falange do Orixá Iemanjá. |
Linha de Xangô | Iansã | Falange do Orixá Xangô, Guias Falange Caboclos de Xangô. Guias mais comuns: Caboclo. |
Linha de Ogum | Falange do Orixá Ogum, Guias do Orixá Ogum, Falangeiros em geral. | |
Linha de Oxossi | Falange do Orixá Oxossi, Guias do Orixá Oxossi, guias mais comuns: Caboclos, Baoiadeiros e Baianos. | |
Linha de Almas ou Pretos-Velhos (Linha Africana) | Interagem com a Linha do Orixá Omulu. | Pretos-velhos. |
Linha de Omulu | Obaluayê | Pretos-velhos e Caboclos, curadores e mandingueiros, |
Os Orixás são cultuados como divindades de um plano astral superior, ARUANDA, que na Terra representam às forças da natureza (muitas vezes confundindo-se a força da natureza com o próprio Orixá.
DIAS DA SEMANA, CORES e SÍMBOLOS dos ORIXÁS na NAÇÃO OMOLOKÔ
ORIXÁ | CORES | SÍMBOLO | FESTAS |
Ogum | branco, verde e vermelho | espada ou lança | 23 de abril |
Oxossi e Odé | verde e branco | arco e flecha | 20 de janeiro |
Omulú | preto e branco | xaxará, cruz, pemba | 16 de agosto |
Obaluayê | preto, branco e vermelho | xaxará, cruz, pemba | 16 de agosto |
Ossanhe | verde claro | arco com 7 flechas e um pombo no centro, folha | 13 de dezembro |
Oxumarê | amarelo e branco | serpento ou arco-íris | 24 de agosto |
Nanãburoquê | roxo ou lilás | obiri, vassoura, carocol | 26 de julho |
Obá | vermelho e amarelo | espada e escudo | 25 de novembro |
Oxum | azul claro | abebê, estre | 08 de dezembro |
Iemanjá | azul claro e branco, cristal | peixe, lua | 02 de fevereiro |
Xangô | marrom | oxé (machado alado), pedra, meteorito | 24 e 29 de julho |
Inhasã / Oyá | amarelo | espada e raio, cálice | 04 de dezembro |
Irokô / Lokô | cinza e branco | árvore | 19 de abril |
Ibejí / Erê | azul ou rosa | folha | 27 de setembro e 25 de outubro |
Oxalá | branco leitoso | pachorô, cruz com raios, cálice, pilão, sol | 25 de dezembro |
Pretos-Velhos | preto e branco ou contas de lágrimas de nossa senhora | cruz, cachimbo, rosário | 13 de maio |
Caboclos | verde escuro ou verde e branco | arco e flecha | 20 de janeiro |
maravilhoso omoloko
ResponderExcluirumbanda omroko, é uma umbanda eterreçante.
ResponderExcluirentão, poderia eu dizer que a casa de umbanda que tocam no atabaque toques de candomblé, é omoloko uma nação totalmente distinta a umbanda comum(mirim) e ao camdomblé comum(ketu,Efon,Oloroke). mas apesar de que hoje em dia existem casas de candomblé que cultuam caboclos e boiadeiros como os orixás brasileiros, na casa de candomblé onde eu fiz santo(raspei) nós faze,os um culto chamado de alvorada de caboclo que começa na alvorada e termina à tarde e todos os Iyawôs que tenham mais de 1 ano já podem receber seus caboclos ou boiadeiros, que são muito diferentes aos de umbanda, são bem semelhantes aos de Angola, única coisa que não falam em tupi nem em guarani mas falam nosso idioma. Vou procurar uma casa de Omoloko para ver e matar minhas curiosidades, sou um fanático por assim dizer pelas religiões afro-Brasileiras, muitas casas de candomblé não aceitam dizer que as umbandas são religiões afro-Brasileiras, pois dizem que a umbanda surgiu à partir do momento que escravos africanos trouxeram os seus cultos à Orisá para o Brasil, mas eu não concordo com isso, e mesmo que a umbanda não seja afro, os candomblés de hoje-em-dia também não são mais, pois muitos ritos sagrados para não se dizer todos se perderam com os anos e esses ritos eram os principais ritos para distinguir uma nação de outra, hoje-em-dia estão cultuando Orisá IyáOti no Ketu e meu pai de cabeça Àjagún no Ketu também, mas de acordo com os Itans(lendas,contos) Àja´gun não passou nem perto das terras de Ketu, pois ele era de Òsógbò terra de Osún e seu pai que fazia parte do reino de Èfón(Nação de candomblé) Ou seja, não existe religião com denominação diferente das outras, não existe falar que só porque são da Assembléia eles são crentes ou evangélicos e que os católicos não são crentes, nós todos cremos em algo, por assim todos somos crentes em algo, se pregamos a palavra da Bíblia, o evangelho, somos evangélicos também, então candomblé e Umbanda são sim cultos afro-Brasileiros pois descendem do mesmo rito Africano, claro que com suas diferenças, mas isso deve-se ao tempo, a vida do ser-Humano é assim ele aprende e vai envelhecendo e esquecendo as coisas, as religiões com o tempo envelhecem e esquecem os princípios que lhes foi deixado....... Orisá Babá Mi Àjágún Òsifuó.... Por um mundo com mais tolerância religiosa e cultural, primeiramente entre os próprios religiosos.......
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ExcluirGOSTARIA DE SABER SE FIOS DE CONTAS DE ZELADOR SAO IGUAIS DO CANDOMBLÉ?
ResponderExcluirGostei muito e gostaria de conhecer uma casa Omoloko
ResponderExcluirNão omoloko não e nem umbanda e nem candomblé omoloko e uma religião distinta.
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