domingo, 2 de janeiro de 2011

A HIERARQUIA SACERDOTAL NA NAÇÃO OMOLOKÔ

 Assuntos básicos sobre a Nação Omolokô

“Omoloko é Umbanda ou Candomblé? - Omoloko é ambas. Umbanda  porque aceita em seus rituais o culto ao Caboclo e ao Preto-Velho. Candomblé porque cultua os Orixás africanos com suas cantigas em Yoruba ou Angola,  esse ritual foi fortemente influenciado pelas duas culturas. O ritual Omoloko não poderia ser encaixado no grupo dos Candomblés tradicionais, aqueles que cultuam somente orixás africanos, pelo motivo de que no Omoloko são cultuados os Caboclos e Pretos-Velhos. Porém pode ser encaixado nos candomblés não-tradicionais, isto é, aqueles que cultuam orixás africanos e Caboclos e Pretos-Velhos. 

A Nação Omoloko poderia ser encaixada no grupo chamado Umbanda, uma vez que cultua-se Caboclos e Pretos-Velhos, entidades da Umbanda e há uma forte sincretização católica. Ele encaixa-se também como Umbanda quando refere-se a um grande grupo a Religião de Umbanda. Então nesse momento o povo de Omoloko se auto  Umbandista, cujo culto é voltado aos Caboclos e Pretos-Velhos e que sigam a doutrina de amor e fé .


A HIERARQUIA SACERDOTAL
 NO CULTO OMOLOKO 

              A hierarquia sacerdotal da Nação Omoloko segue a mesma estrutura da Nação Yorubá:

         * Babalorixá ou Yálorixá: sacerdote ou sacerdotisa, mais conhecidos como pai de santo ou mãe de santo, é a autoridade máxima no culto ao orixá;
*  Yákekerê e Babákekerê: filho de santo com obrigação de “Sete Linhas”.
*  Dagã: a pessoa que tem mais tempo de iniciação dentro do terreiro;
* Ogã Nilú e Ogã Calofé: tocador de atabaque. Pessoa que dá início à maioria dos cânticos aos orixás nas giras (atualmente esses dois cargos tem sido ocupado por uma mesma pessoa);
*  Axogun: pessoa que, nas obrigações, sacrifica os animais;
* Yábassé ou Yábá: cozinheira das comidas sagradas dos orixás;
*  Combono: pessoa que nas giras atende aos Orixás;
*  Exi-de-Orixá: filho de santo em geral;

         Como já tivemos oportunidade de falar anteriormente, a Umbanda é uma religião aberta, muito aberta por sinal. E isto gera uma enormidade de interpretações diferentes para os seus conceitos, inclusive os mais básicos. Não pretendemos aqui esgotar este assunto, gostaríamos de falar um pouco do que aprendemos e de como interpretamos os ensinamentos que nos foram passados através dos anos de prática e exercício mediúnico junto a falange da Umbanda. 

DEFINIÇÃO DE ORIXÁ
Ori = Coroa; Xá = Luz.
A palavra Orixá quer dizer “Coroa Iluminada”; “Espírito de Luz”. O princípio mais evoluído existente em nosso sistema, manifestado através das forças da natureza.a
Umbanda não se fundamenta em lendas e sim em observação do funcionamento das forças  da fé da natureza como: "pontos riscados" de entidades, porque consideramos o ponto riscado parte da liturgia da Umbanda.

7 Linhas da Umbanda- As linhas representão os grupamentos dos Orixás e seus falangeiros que atuam dentro da Umbanda.
 Dentro do trabalho da "Umbanda de pretos-velhos", as linhas assim estão dispostas:

Linha Orixás componentes à linha Falangeiros ou falange subordinada
Linha de Oxalá Todos os Orixás Guias na falange de Oxalá, guias mais comuns: Pretos-Velhos, Caboclos e Crianças.
Linha de Iemanjá ou Yemanjá
Oxum, Nanã, Obá e Oxumaré
Marinheiros, Sereias, Caboclos de Iemanjá, Falange do Orixá Iemanjá.
Linha de Xangô Iansã Falange do Orixá Xangô, Guias Falange Caboclos de Xangô.
Guias mais comuns: Caboclo.
Linha de Ogum Falange do Orixá Ogum, Guias  do Orixá Ogum, Falangeiros em geral.
Linha de Oxossi Falange do Orixá Oxossi, Guias  do Orixá Oxossi, guias mais comuns: Caboclos, Baoiadeiros e Baianos.
Linha de Almas ou Pretos-Velhos
(Linha Africana)
Interagem com a Linha do Orixá Omulu. Pretos-velhos.
Linha de Omulu Obaluayê Pretos-velhos e Caboclos, curadores e mandingueiros,

Os Orixás são cultuados como divindades de um plano astral superior, ARUANDA,  que na Terra representam às forças da natureza (muitas vezes confundindo-se a força da natureza com o próprio Orixá.
 
 
DIAS DA SEMANA, CORES e SÍMBOLOS dos ORIXÁS na NAÇÃO OMOLOKÔ
ORIXÁ
CORES
SÍMBOLO
FESTAS
Ogum
branco, verde e vermelho
espada ou lança
23 de abril
Oxossi e Odé
verde e branco
arco e flecha
20 de janeiro
Omulú
preto e branco
xaxará, cruz, pemba
16 de agosto 
Obaluayê
preto, branco e vermelho
xaxará, cruz, pemba
16 de agosto 
Ossanhe
verde claro
arco com 7 flechas e um pombo no centro, folha
13 de dezembro
Oxumarê
amarelo e branco
serpento ou arco-íris
24 de agosto
Nanãburoquê 
roxo ou lilás
obiri, vassoura, carocol
26 de julho
Obá
vermelho e amarelo
espada e escudo
25 de novembro
Oxum
azul claro
abebê, estre
08 de dezembro
Iemanjá
azul claro e branco, cristal
peixe, lua
02 de fevereiro
Xangô
marrom
oxé (machado alado), pedra, meteorito
24 e 29 de julho 
Inhasã / Oyá
amarelo
espada e raio, cálice
04 de dezembro
Irokô / Lokô
cinza e branco
árvore
19 de abril
Ibejí / Erê
azul ou rosa
folha
27 de setembro e 25 de outubro
Oxalá
branco leitoso
pachorô, cruz com raios, cálice, pilão, sol
25 de dezembro
Pretos-Velhos
preto e branco ou contas de lágrimas de nossa senhora
cruz, cachimbo, rosário
13 de maio
Caboclos
verde escuro ou verde e branco
arco e flecha
20 de janeiro

8 comentários:

  1. então, poderia eu dizer que a casa de umbanda que tocam no atabaque toques de candomblé, é omoloko uma nação totalmente distinta a umbanda comum(mirim) e ao camdomblé comum(ketu,Efon,Oloroke). mas apesar de que hoje em dia existem casas de candomblé que cultuam caboclos e boiadeiros como os orixás brasileiros, na casa de candomblé onde eu fiz santo(raspei) nós faze,os um culto chamado de alvorada de caboclo que começa na alvorada e termina à tarde e todos os Iyawôs que tenham mais de 1 ano já podem receber seus caboclos ou boiadeiros, que são muito diferentes aos de umbanda, são bem semelhantes aos de Angola, única coisa que não falam em tupi nem em guarani mas falam nosso idioma. Vou procurar uma casa de Omoloko para ver e matar minhas curiosidades, sou um fanático por assim dizer pelas religiões afro-Brasileiras, muitas casas de candomblé não aceitam dizer que as umbandas são religiões afro-Brasileiras, pois dizem que a umbanda surgiu à partir do momento que escravos africanos trouxeram os seus cultos à Orisá para o Brasil, mas eu não concordo com isso, e mesmo que a umbanda não seja afro, os candomblés de hoje-em-dia também não são mais, pois muitos ritos sagrados para não se dizer todos se perderam com os anos e esses ritos eram os principais ritos para distinguir uma nação de outra, hoje-em-dia estão cultuando Orisá IyáOti no Ketu e meu pai de cabeça Àjagún no Ketu também, mas de acordo com os Itans(lendas,contos) Àja´gun não passou nem perto das terras de Ketu, pois ele era de Òsógbò terra de Osún e seu pai que fazia parte do reino de Èfón(Nação de candomblé) Ou seja, não existe religião com denominação diferente das outras, não existe falar que só porque são da Assembléia eles são crentes ou evangélicos e que os católicos não são crentes, nós todos cremos em algo, por assim todos somos crentes em algo, se pregamos a palavra da Bíblia, o evangelho, somos evangélicos também, então candomblé e Umbanda são sim cultos afro-Brasileiros pois descendem do mesmo rito Africano, claro que com suas diferenças, mas isso deve-se ao tempo, a vida do ser-Humano é assim ele aprende e vai envelhecendo e esquecendo as coisas, as religiões com o tempo envelhecem e esquecem os princípios que lhes foi deixado....... Orisá Babá Mi Àjágún Òsifuó.... Por um mundo com mais tolerância religiosa e cultural, primeiramente entre os próprios religiosos.......

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  2. GOSTARIA DE SABER SE FIOS DE CONTAS DE ZELADOR SAO IGUAIS DO CANDOMBLÉ?

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  3. Gostei muito e gostaria de conhecer uma casa Omoloko

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  4. Não omoloko não e nem umbanda e nem candomblé omoloko e uma religião distinta.

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